segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Para Mamãe #Dica 06 - SOBRE MENTIRAS



Então pessoal,
Andei analisando algumas coisa e dei conta que a Mentira anda sempre percorrendo a cada um...
Eu.. Vc... a Todos...
E eu na minha leiga sabedoria sobre esse assunto... Posso ter uma visão totalmente contrária dos estudados.
Mas como Mãe, eu posso dizer com toda firmeza uma coisa...
Por exemplo:
Minha Peque está na fase de "inventar" histórias e isso me fez prestar a atenção como a gente deve reagir qdo os filhos começa a "mentir".
Quando eu comecei a pegar algumas mentirinhas da Maria Clara, fiquei surpresa... e pensei: Como ela sabe mentir...inventar??
Conversei com uma amiga Psicóloga, e ela disse que nessa idade é normal... E o procedimento que eu tenho que ter é dizer a ela que não é verdade. Fazer ela falar o que realmente aconteceu.
Isso sem mencionar que ela está mentindo ou chamando ela de MENTIROSA.
Todos sabem que nós pais somos a referencia para nossos pequenos.
Então, além de vc fazer seu filho(a) sempre falar a verdade...
Vc tem que ser exemplo para eles...
Acredito eu, que essas pessoas que mentem descaradamente foi um pouco por influencia dos pais.
Imagine só: Vc que é exemplo para seu filho(a), e qdo alguém liga para vc e vc manda dizer que não está. Seu filho(a), na hora pode achar estranho, mas depois PODE/VAI achar normal. E pensar assim: Se meu pai ou mãe pode enganar/mentir os outro. Eu tbém POSSO!
Então preste a atenção nas suas atitudes. Seja o mais verdadeiros possível para seu filho(a).
Ser sincero sempre mostrará ao seu pequeno(a) que ela pode confiar em vc, nele mesmo(a), nos outro.
Pense nisso!

Um comentário:

  1. Valeu pela dica. As crianças se espelham em nós, tanto nas atitudes boas ou ruis.
    bjus

    ResponderExcluir