segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Combinamos assim


Maria Clara começou a falar suas primeiras palavras cedo demais e a primeira foi PAPAI!!!
(Pois é, carregamos o bebê na barriga por nove meses, amamentamos e a primeira palavra que sai é Papai... Pronto! Desabafei!!)
Voltado ao assunto...
Desde que ela começou a falar, Xeiro e eu combinamos que sempre iríamos falar corretamente com ela. Nada de ficar falando igual a bebê( assim fizemos)...
Hoje a Maria Clara está com 3 anos fala de tudo e mais um pouco...
Tem dia que ela até me surpreende com palavras novas....( e eu como uma mãe coruja acho um Máximo!!).
As pessoas que não está no dia-a-dia com a gente, fica até espantado em ver o tanto que ela fala. E sempre me perguntam: Nossa, qtos anos ela tem? Como ela fala certinho... tão novinha!!!
Daí sempre falo o que acabei de escrever...Combinamos assim.... etc
E vejo mães que fica abismada, pois tem filhos da mesma idade da Maria que não fala quase nada, e se fala, é bem enrolado...
Mas daí eu digo que nem todas as crianças são iguais, cada um tem seu tempo, coisa e tal..
Mas como vcs leitores sabe que sou uma pessoa que OBSERVO muito tudo que acontece ao meu redor. Fiquei observando essas mesmas mães que ficam admirada em ver a Mah falando de tudo...
E com o que me deparei???
Elas falam que nem bebezinho com seus filhos( as).. aquelas palavras que nem a própria criança entende...
E depois querem que a criança de 03 anos (quase 4) falam corretamente...
Nós pais somos o espelho para os nossos filhos...
Precisamos fazer o certo, para que ele tbém fazem o certo, e a fala é uma delas...
Qdo a criança estiver aprendendo algo, precisa aprender direitinho...
A cabeça das crianças é como um CHIP novo captando tudo que aprende. E é bem melhor aprender falar corretamente, do que aprender o errado e depois ter que aprender o certo!!
Então mães, ainda tem tempo de vc ensinar as palavras corretas para seus filhos...
Fala claramente as palavras...
Repita o qto for necessário...
Ela aprenderá...
#ficaDica

Um comentário:

  1. Oii!!!
    Gente a cada dia me surpreendo mais, como sou parecida contigo, penso da mesma maneira que vc. Aqui em casa somos assim também, já coloquei um nome na minha filhotinha que não desce para falar no diminutivo, odeio ver crianças falando errado, claro de acordo com a idade. Eu vejo na escola da minha peque que tem crianças da mesma idade que ela, falando só vogais, fico pasma de ver.
    Que bom que nos identificamos.
    Adoro ler seus posts...
    Beijosss

    ResponderExcluir